Um dos aspectos mais importantes do currículo é o objetivo profissional.
Ele mostra ao recrutador qual a área de atuação do candidato, assim como as suas expectativas.
Quando não está bem escrito ou simplesmente é esquecido ou ignorado, pode servir como critério eliminatório, mesmo no início do processo.
Não é isso que você quer, não é mesmo?
Então, não deixe de acompanhar este artigo até o final.
Ele foi desenvolvido para ajudar você e seu currículo a se destacar em meio à multidão de concorrentes.
Além de apresentar o que é objetivo profissional e para que ele serve, vamos trazer dicas sobre como definir e escrever o seu.
Quer encontrar o seu lugar no mercado de trabalho?
Então, continue a leitura!
O que é objetivo profissional para currículo?

O objetivo profissional no currículo é um resumo das pretensões para a carreira.
Para isso, traz uma breve descrição, de uma ou duas linhas, que apresenta ao recrutador a área de atuação do candidato e quais as expectativas dele para a possível vaga.
Assim, funciona como uma forma de demonstrar o que almeja alcançar como profissional.
Isso explica porque é tão importante escrevê-lo com calma e atenção, para que esteja alinhado com o que você deseja e com as suas qualificações.
Para o que serve o objetivo profissional?

Imagine o seguinte cenário: você está frente a frente com o recrutador que pode decidir os próximos anos da sua vida profissional e só tem alguns segundos para causar uma boa impressão e convencê-lo de que a vaga deve ser sua.
O objetivo profissional no currículo é exatamente isso.
É saber vender o seu peixe da melhor forma possível.
Acontece que esse recrutador recebe um grande número de candidaturas para a mesma vaga, então, você precisa conseguir se destacar em poucas linhas, considerando o tempo escasso que ele terá para avaliar o seu currículo.
Ter um bom objetivo profissional deixa claro se as expectativas do candidato estão alinhadas ao que a empresa procura e ao que ela necessita para aquela vaga.
Em outras palavras, permite que o avaliador identifique mais rapidamente se você se encaixa no perfil solicitado.
Ao ter suas pretensões profissionais bem definidas, você transmite segurança ao contratante.
Vale dizer ainda que esse espaço é importante também para o profissional que deseja mudar a sua área de atuação.
Afinal, é nele que se pode falar sobre o que motivou a mudança e o que espera dela.
Ou seja, quais as suas intenções ao buscar um novo campo.
Cuidados ao escrever um objetivo profissional

Conseguir resumir bem as suas pretensões profissionais pode ser o detalhe que faltava para passar para a próxima fase da seleção e chamar a atenção do recrutador.
Para vencer esse desafio, siga as dicas e cuidados que separamos para você.
Não fuja da realidade
Em primeiro lugar, o objetivo deve ser viável, considerando a sua experiência profissional e acadêmica.
Evite qualquer citação fora da realidade.
Vá direto ao ponto
Melhor se o objetivo profissional for simples e direto.
Escrever demais, ser repetitivo e tentar usar “palavras difíceis” não ajuda.
Ao contrário, pode atrapalhar sua candidatura.
Não minta
Tenha em mente que a sinceridade é o principal ponto, pois, como diz o ditado: “mentira tem perna curta”.
E, nesse caso, ela tem mesmo.
Caso você seja selecionado para uma próxima fase, o recrutador irá checar as informações. Então, seja sempre honesto e não minta em seu currículo.
Foque naquilo que importa
Também é importante se basear no que a empresa solicita e no seu interesse ao se candidatar para determinada oportunidade.
A dica aqui é identificar quais as áreas de atuação que mais interessam e estão ligadas à trajetória que você busca para a sua vida profissional.
Por isso, seja específico, o que nos leva à próxima dica.
Evite o objetivo genérico
Um objetivo genérico demais induz o recrutador a acreditar que você não sabe exatamente o que quer, o que coloca em risco sua continuidade na disputa pela vaga.
Não use clichês e frases prontas
Seja você mesmo.
Evite copiar frases prontas e recorrer a clichês.
Aproveite para destacar seus pontos fortes e suas qualidades, aquilo que é único em você.
Ou seja, seus diferenciais.
Deixe claro o que busca
Não recorra à expressão “a critério da empresa”, tampouco diga que está “aberto às possibilidades”.
É preciso se posicionar.
Caso contrário, vai demonstrar falta de ambição, de foco e, pior ainda, insegurança.
As empresas buscam profissionais decididos, transparentes e que saibam exatamente aquilo que pretendem alcançar em sua vida profissional.
Exemplos de objetivo profissional

Ao ter um objetivo profissional bem definido, que demonstra certeza daquilo que você quer para a sua carreira, você fica mais perto de chamar a atenção dos recrutadores.
Para ajudar você nessa tarefa, apresentamos agora exemplos sobre o que escrever em diferentes fases da carreira.
Veja qual deles se encaixa melhor na sua realidade e use as frases para se inspirar (não copiar).
Objetivo profissional para jovem aprendiz
Um estudante do Ensino Médio que busca uma experiência fora do ambiente escolar para agregar conhecimento costuma recorrer ao trabalho como jovem aprendiz.
Nesse caso, construir um objetivo profissional pode ser complicado, pois o adolescente, na maioria das vezes, não possui experiência anterior.
Então, aqui, o que vale é mostrar a intenção de conseguir uma oportunidade para começar a trilhar uma carreira de sucesso.
Veja exemplos de frases para usar:
“Busco minha primeira experiência profissional como auxiliar administrativo. Tenho conhecimento no Pacote Office, principalmente em Excel.”
“Procuro uma oportunidade no setor de Recursos Humanos para poder aprender as rotinas da área e me desenvolver profissionalmente.”
“Estou no Ensino Médio e busco minha primeira oportunidade de trabalho como Auxiliar de Escritório. Sou proativa e tenho muita disposição para aprender.”
Objetivo profissional para estágio
Para quem está em busca de um estágio, a dificuldade em preencher o objetivo profissional é parecida com a do jovem aprendiz.
Como está iniciando sua carreira, talvez ainda não tenha experiência na área que escolheu para atuar.
Mas não se preocupe tanto com isso.
Nesses casos, os recrutadores querem encontrar talentos.
Eles desejam profissionais para lapidar e que estejam dispostos a aprender e crescer com a empresa.
Por isso, vale ressaltar a vontade de colocar em prática o aprendizado do curso ainda em andamento e de continuar se desenvolvendo.
Confira alguns exemplos:
“Busco uma oportunidade para desenvolver os conhecimentos que venho adquirindo no curso de Tecnologia da Informação.”
“Sou estudante de Engenharia Civil, com conhecimento básico em AutoCAD, e busco uma oportunidade para me desenvolver profissionalmente e colocar em prática o que vejo na teoria.”
“Faço faculdade de Administração e procuro uma oportunidade de estágio na área. Tenho conhecimentos nas rotinas administrativas e inglês intermediário.”
Objetivo profissional para seu primeiro emprego
Para quem está em busca do primeiro emprego, seja como jovem aprendiz, estágio ou contratação em regime integral, criar um objetivo profissional pode ser algo extremamente complicado.
Mas tente se desgrudar de um passado que não existiu e lembre-se das pretensões que tem para a carreira.
Nessa situação, o ideal é destacar o desejo de ter uma oportunidade para poder aplicar os conhecimentos que adquiriu em cursos ou outras atividades
Isso mostra ao recrutador que você tem interesse em se aperfeiçoar e não está ali só de passagem.
Veja exemplos:
“Busco desafios profissionais que possibilitem a minha entrada no mercado de trabalho após a conclusão de curso técnico. Tenho como meta o desenvolvimento e a geração de resultados.”
“Almejo trabalhar na área financeira, pois acredito que posso acrescentar valor para a empresa, uma vez que tenho facilidade em aprender.”
“Estou em busca do meu primeiro emprego e acredito que posso aplicar os conhecimentos que adquiri em minha graduação para atuar na área de marketing.”
Objetivo profissional para recém-formado
Quem acabou de terminar a graduação e está em busca de um emprego, pode utilizar as experiências vivenciadas em estágios para formular o objetivo profissional.
Nesse caso, é interessante apontar os conhecimentos já adquiridos ao longo da graduação e também os aspectos práticos da atuação como estagiário.
Confira possíveis frases a utilizar:
- “Sou recém-formado em Pedagogia e busco colocar em prática o que aprendi durante a faculdade e os estágios que realizei. Pretendo desenvolver minhas habilidades profissionais e, com isso, focar na área de X para, em breve, iniciar uma pós-graduação.”
- “Busco colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade de Direito e tenho interesse em atuar na área jurídica da empresa X.”
- “Após finalizar o curso superior, estou em busca da primeira oportunidade de trabalho. Sou formado em Publicidade e Propaganda, estagiei em agência e tenho conhecimentos no Pacote Adobe – Photoshop, Illustrator e InDesign.”
Objetivo profissional para TI
Nos últimos anos, o mercado de TI tem crescido no país, o que leva ao aumento das oportunidades no setor, mas também da concorrência.
Nesse cenário, um currículo bem elaborado, com um objetivo profissional claramente definido, pode fazer a diferença para se destacar em meio a tantos candidatos.
É importante especificar o cargo e a área na qual deseja atuar, demonstrando que possui perspectivas em relação a sua carreira.
Além disso, evite colocar mais de um cargo pretendido.
Caso a vaga seja para programador, por exemplo, não inclua que gostaria de atuar como analista de dados ou de infraestrutura.
Procure sempre ser o mais original possível para conseguir chamar a atenção do recrutador e passar para a próxima etapa.
Veja algumas sugestões:
“Sou formado em Ciência da Computação e pretendo utilizar minha formação e experiência na empresa X para trabalhar como Analista de Redes.”
“Profissional de TI com mais de 4 anos de experiência e certificação PS/SQL e MCSD. Busco ampliar minhas habilidades técnicas e gerenciais ao atuar como Gerente de Redes na empresa X.”
“Busco assumir a função de Analista de TI para encontrar soluções para os usuários e obter a certificação ITIL e crescer em minha carreira.”
O que realmente as empresas querem saber sobre seu objetivo profissional?
Já sabemos que o objetivo profissional é uma das partes mais importantes do currículo e que a sua definição pode ser um grande desafio para os candidatos.
Mas o que as empresas realmente ler em poucas palavras?
Originalidade é um bom caminho.
Cada profissional possui sua história e trajetória. São personalidades e experiências únicas que trazem uma bagagem distinta.
Nas duas ou três linhas que você deve usar para descrever o seu objetivo profissional, são essas características que devem ser enaltecidas.
É o momento de mostrar ao recrutador, sem deixar de lado a objetividade, o que você tem a oferecer a mais e por qual motivo deve ser o escolhido para aquela vaga.
São pequenos diferenciais que eles realmente buscam: profissionais que sabem o que querem, o que são, o que podem oferecer e que entendem o que a empresa busca.
Por isso, nunca copie um modelo já pronto na internet.
Isso demonstra ao recrutador que você não possui individualidade, não sabe qual seu real objetivo profissional e, pior, induz a traçar um perfil equivocado.
É por meio do seu objetivo profissional que o recrutador começa a entender quem você é e se realmente se encaixa naquilo que a empresa busca no momento.
Para quem seleciona talentos, é importante encontrar profissionais que possuam objetivos alinhados com os da organização. Ou seja, pessoas com os mesmos propósitos que ela.
Isso significa que uma organização que tem como objetivo criar um novo produto para ganhar notoriedade e espaço entre os competidores deseja profissionais que tenham uma visão ampla sobre desenvolvimento de mercado.
A verdade é que são muitos os filtros utilizados pelos avaliadores no momento de selecionar candidatos. Por isso, não escreva seu objetivo profissional de qualquer jeito.
Pesquise sobre a empresa e sobre a vaga, evite erros gramaticais, defina metas que estão ao seu alcance, seja objetivo e específico e, finalmente, não minta.
Lembre sempre que o seu currículo é a primeira impressão que o recrutador terá sobre você.
Outras informações valiosas em seu objetivo profissional
Como agora você já sabe, o objetivo profissional deve ser claro e objetivo.
Mas isso não impede que ele traga informações interessantes sobre você e suas experiências.
Por isso, tente mesclar o seu objetivo com o que você tem a oferecer. Isso é saber vender o seu peixe.
Muitas pessoas fizeram a mesma faculdade ou curso, então, aponte algo que o diferencie delas e que sinalize ao recrutador por que você deve ser selecionado.
Imagine que você é jornalista e teve uma experiência anterior como Analista de Conteúdo. Em uma oportunidade para Coordenador de Conteúdo, vale dizer como o que já fez contribui para alcançar novos e melhores resultados.
Seja qual for a sua área, uma informação só vai agregar valor ao objetivo profissional quando são analisados os requisitos da vaga.
A partir daí, escolha um projeto ou conquista em sua trajetória que vale enfatizar e que realmente esteja alinhado com as expectativas do cargo.
Nessa jornada, também dê atenção aos detalhes.
Você já imaginou quantos currículos passam pelas mãos dos recrutadores por dia? São tantos que fica até difícil estimar.
É por isso que eles possuem pouco tempo para realizar essa análise.
Muitos são descartados em apenas 10 segundos, inclusive.
Tenha isso em mente na hora de escolher palavras-chave que vão chamar a atenção quando o profissional passar os olhos pelo seu currículo.
Meu objetivo profissional será sempre o mesmo?

Essa é uma questão importante.
O ideal é definir um objetivo profissional para cada vaga à qual se candidata.
Por mais trabalhoso que julgue fazer isso, pequenos ajustes já funcionam bem para transmitir à empresa uma mensagem personalizada.
Em primeiro lugar, isso demonstra a preocupação em fugir do lugar comum, da tentação de copiar e colar de um currículo para outro.
Em segundo, tem a já destacada necessidade de alinhamento do seu perfil e objetivos com o que é esperado para o cargo.
Quando um recrutador lê não identifica isso, tende a eliminar o candidato já na primeira etapa.
Isso porque ele entende que as expectativas do profissional não estão de acordo com as funções exigidas e com aquilo que a organização necessita no momento.
Por isso, pesquise sobre a empresa, conheça ela melhor, entenda a sua cultura, equipe e o formato de trabalho.
Após essa análise, fica mais fácil escrever quais são as suas expectativas tendo em mente os propósitos da empresa.
Sempre lembrando que esse é um espaço para que você possa mostrar ao recrutador qual é o seu foco, de forma clara e objetiva.
Conclusão
Definir e escrever um objetivo profissional pode não ser uma tarefa das mais fáceis, mas, como vimos ao longo deste artigo, há diferentes formas de ser bem-sucedido nessa missão.
Isso sem falar na importância de dar atenção a esse pequeno campo do currículo.
Por ser o seu primeiro contato com a empresa na qual deseja trabalhar, vale investir um pouco mais de tempo na sua elaboração.
Então, cabe recapitular as principais dicas:
-
- Personalize o objetivo conforme vaga pretendida
-
- Pesquise sobre a empresa para criar um texto que demonstre que o seu objetivo está alinhado ao que é esperado por ela.
- Finalmente, seja sempre objetivo, claro e específico.
Serão nessas duas ou três linhas que você irá apresentar suas intenções e expectativas.
Agora que já sabe tudo o que precisa para se destacar da concorrência e encantar os recrutadores, que tal colocar as dicas em prática e sair em busca de uma nova oportunidade profissional?
Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo nas redes sociais!
One Comment
Leave a Reply