O curso de Agronomia da UPIS acontece no Campus Rural: uma fazenda de 800 hectares com curral, vitrines vivas, área extensiva de grãos, fruticultura, viveiros e cozinha experimental. A estrutura é ideal para o desenvolvimento das mais variadas metodologias de ensino, com ênfase na integração teoria e prática. Os alunos contam também com pomar experimental e estação meteorológica, além de modernos laboratórios de agricultura de precisão via satélite, fisiologia vegetal e fruticultura, botânica e ecologia do cerrado, entre outros. Essa estrutura permite ao aluno estagiar na área de produção e manejo de plantas medicinais e biotecnologia a partir do primeiro semestre.
O curso apresenta relevante enfoque em gestão de maquinários, de insumos e de instalações no campo, o manejo da produção vegetal e animal, biotecnologia vegetal, gestão da agroindústria de alimentos e da cadeia produtiva (produção, transporte e comercialização).
O Agrônomo é uma espécie de “doutor das plantas”. É um profissional focado no cultivo de vegetais e no melhor uso da terra. Desenvolve projetos para a produção, transformação, conservação e comercialização de produtos agropecuários. Também atua na organização da produção e de propriedades rurais, otimizando as tecnologias produtivas. O Agrônomo cuida do combate de pragas e doenças na lavoura (defesa sanitária), do melhoramento da terra, do cultivo e da colheita (fitotecnia) e da produção e abate de animais. Pode também exercer atividades nos meios urbanos, em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos destinados à agricultura e pecuária.