Integração é um título não só com sonoridade, mas filosofia que acompanha a história da UPIS - União Pioneira de Integração Social desde o início. Faz parte da genética impregnada em seu nome. A UPIS nasceu há 53 anos de uma proposta ambiciosa: ir além do modelo de ensino superior que orientava a vida universitária do país. Para os fundadores da UPIS, a palavra-chave era ‘integração’, cujo significado traduzia à perfeição sua idéia inovadora.
Brasília era, então, um laboratório de novidades, sobretudo no campo social. Aqui, pela primeira vez na história do Brasil, homens e mulheres vindos de todos os cantos do país encontravam-se para construir algo juntos, num cotidiano marcado pelo esforço da integração. A UPIS nasceu dessa união pioneira de integração social.
Dessa forma, integração é força motriz que acompanha nossa história institucional e que alimenta e inspira as dinâmicas internas. Do plano administrativo ao acadêmico, acostumamo-nos, na UPIS, a olhar de forma integrada, a ver as partes e o todo. Ensino e produção científica só fazem sentido quando estão conectados à sociedade e, ao mesmo tempo, quando permitem o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.
A pós-graduação da UPIS é também fruto dessa vivência. Com tempo de vida inferior ao da graduação, foi criada com a mirada posta nas demandas sociais por especialização profissional, em várias áreas. Atualmente, a UPIS oferece cursos de ós-graduação stricto e lato sensu, e de extensão: Adminitração, Administração Pública, Tecnologia da Informação, Finanças, Marketing, Direito, Educação, Meio Ambiente, Geografia, História, Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Fotografia. Uma experiência com grandes resultados, propiciando melhor integração de nossos alunos no mercado de trabalho, e, sobretudo, na sociedade.
A Revista Integração nasce, hoje, com vocação de difundir as pesquisas desenvolvidas por aqueles que colaboram com a pós-graduação da UPIS: alunos e professores. Entretanto, as páginas também estão abertas a convidados que desejem se integrar ao nosso projeto, compartilhando os resultados de trabalhos científicos em nível de pós-graduação.
Para a elaboração deste primeiro número da Integração, o Conselho Editorial viu-se diante de árdua tarefa: selecionar, no banco de dissertações da UPIS, alguns exemplares. A oferta é de grande qualidade e a escolha tornou-se muito difícil.
Finalmente, optou-se por quatro artigos: Inteligência Competitiva: aspectos críticos na empresa brasileira, de Douglas Ramos e Carlos Eduardo Moreti; O Modelo CAPM e o Modelo de Elton e Gruber para a composição da carteira de investimento, de Dimitre de Carvalho e Ricardo José Stefani; Aplicabilidade dos Escritórios de Projetos de TI nas organizações públicas e privadas, de Everton Luiz da Rocha e Tiago Chaves Oliveira; Gestão da Continuidade dos Negócios, de Alexandre Guindani. Por último, Uma visão geral da educação brasileira, de Sebastião Fontineli França, diretor de ensino da pós-graduação da UPIS, artigo escrito expressamente para este número.
A Integração é uma revista semestral, que optou pelo meio eletrônico para juntar-se às atitudes positivas de preservação do meio ambiente, mas com um Conselho Editorial formado por especialistas das diversas áreas do conhecimento, para imprimir uma chancela acadêmica de qualidade aos trabalhos publicados.
A Editora.
Deseja enviar um artigo? Clique aqui e saiba como.
Douglas Ramos e Carlos Eduardo Moreti
Edição nº 01/2008
Dimitre de Carvalho e Ricardo José Stefani
Edição nº 01/2008
Everton Luiz da Rocha e Tiago Chaves Oliveira
Edição nº 01/2008
Sebastião Fontineli França
Edição nº 01/2008
Esta é a segunda edição da Revista Integração da UPIS que ora disponibilizamos ao público leitor. Nela, procurou-se priorizar a área de tecnologia pelo fato de que foi a que mais artigos apresentou. Nesse sentido, merece destaque, inicialmente, o artigo de Sebastião Fontineli França e Ana Olívia dos Santos que aborda a trajetória da informática como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem brasileiro. Processo esse, aliás, que mergulhou no bojo das políticas públicas, no qual os interesses pessoais e partidários se faziam presentes, em detrimento da sociedade.
Igualmente importante, destacamos o artigo de Job Lúcio Gomes Vieira, Marcos Mendes e Sander Campo Dall’Orto que investiga, empiricamente, a relação entre a prospecção de indicadores financeiros do tipo “Dividend Yield” (também conhecida como “Cash Yield’ ou “Cash Dividend Yield”). Nesse artigo, ainda, os autores nos mostram que os processos analíticos da área de IC podem auxiliar investidores a atingirem suas estratégias de investimento em ações, por meio da análise das taxas de retorno em dividendos das empresas do mercado acionário brasileiro no período 2003 a 2007.
Encerra esta edição o artigo de Job Lúcio Gomes Vieira e Édrio Donizeti Nogueira o qual traz informações sobre a Web Semântica, suas aplicações e benefícios para o desenvolvimento da Internet.
A Integração é uma revista semestral, que optou pelo meio eletrônico para juntar-se às atitudes positivas de preservação do meio ambiente, mas com um Conselho Editorial formado por especialistas de diversas áreas do conhecimento a fim de imprimir uma chancela acadêmica de qualidade aos trabalhos publicados.
A Editora.
Deseja enviar um artigo? Clique aqui e saiba como.
Marco Mendes e Sander Campo Dall’Orto
Edição nº 01/2009
Ana Olívia dos Santos
Edição nº 01/2009
Ciências Contábeis na UPIS é o único curso particular de Contabilidade do DF com nota máxima no MEC-ENADE. O foco das aulas é estimular a criatividade e o empreendedorismo, com o uso de técnicas em Processo Decisório Criativo.
Cursar Veterinária na faculdade com o maior Hospital Veterinário do Centro-Oeste, faz toda a diferença! É a união perfeita da prática com a teoria. Sem falar nos modernos laboratórios, preparados para atender animais de pequeno, médio e grande portes. Ficou curioso?